Vale tem 7 Premiados em Culturas Populares


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou, no dia 3 de fevereiro,no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 10 a 13), o Edital de Resultados nº 2, de 02 defevereiro de 2010, com a lista dos selecionados no Concurso Público PrêmioCulturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel.
O Prêmio, que tem investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC, contemplará, nesta edição, 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais.
O Prêmio Culturas Populares 2009 homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha Dona Isabel Mendes da Cunha, e teve 2.833 iniciativas inscritas, 2.308 das quais foram habilitadas.
As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% doSudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria,1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidadesinformais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.

Vale do Jequitinhonha é destaque: Maria do Bode e Mestre Antônio Bastião

Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais.
Entre os 7 mineiros agraciados está Dona Maria Simplício, a conhecida foliã “Maria doBode”, residente na cidade de Almenara – MG, no Baixo Jequitinhonha.

Grupos: artesãos e foliões

Dos grupos formais e informais, 135 foram homenageados pelo Ministério da Cultura. Minas teve 20 representantes. Todos são foliões ou artesãos. Cinco são do Vale do Jequitinhonha: a Folia de Reis da cidade de Jequitinhonha; os Coquis, o Boi de Janeiro, de Rubim; os Fios do Vale, de Medina; as artesãs de tecelagem, de Roça Grande, em Berilo; e as artesãs de cerâmica de Campo Alegre, em Turmalina.

Anúncios
Categories: Cultura, made in rubim, vale do jequitinhonha | Etiquetas: , , , , , | 4 comentários

Navegação de artigos

4 thoughts on “Vale tem 7 Premiados em Culturas Populares

  1. Allan Campos

    Legal o seu Blog… Gostei muito… Vamos valorizar o nosso vale…

  2. Parabéns pela Iniciativa.

  3. suzana

    Estou precisando de informações sobre Santana do Araçuaí, artesanato, economia, história antes do fenômeno Izabel Mendes. Alguém poderia me ajudar?
    Estou escrevendo texto de conclusão de curso de pós graduação e preciso destas informações.

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: