História fotografada de Rubim


Em Julho de 2011 ocorreu em Rubim a primeira oficina de Educação Patrimonial, um dos temas discutidos pela orientadora Dénisia Martins, era se Rubim poderia ser considerada uma cidade histórica, naquele momento os alunos foram categóricos no “não”, uma vez que as cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Diamantina e outras famosas do gênero turístico poluíam o sinônimos à expressão “cidade histórica”; porém após uma previ discursão do assunto, houve o consenso que toda cidade é histórica, toda cidade tem uma semente desenvolvimentista, independente da importância desta historia em caráter regional, estadual ou nacional.

Partindo deste paradigma permanente, conheça um pouco da historia fotografada de Rubim:

Construído na década de 20, o Mirante tinha como objetivo manter a segurança da família residente e controlar o fluxo no vilarejo, que naquela época se chamava “União”. Remodelado na década de 70, pelo prefeito da situação, Rubim perdeu o seu principal marco arquitetônico, mas ficou as imagens e historias desta construção de paredes largas.

.

.

.

Primeira agência bancária de Rubim

.

.

.

.

Construção do Hospital São Vicente de Paula, no bairro Ipê

.

.

.

.

Fotos do espaço e da construção da praça Ubirajara Coelho, no centro da cidade

.

.

.

.

.

Construção do Posto de Saúde de Rubim, localizada à Avenida Minas Gerais no bairro Ipê

Localização do posto no mapa

.

.

.

.

Turma faz pose para a foto em frente a primeira instituição de ensino do município, que se localizava em frente da atual igreja matriz, na praça Cristo-rei

.

.

.

.

.

.

.

.

Casarão de 13 janelas externas, localizado a esquina das ruas Jk e São Geraldo, no centro

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Fotos incríveis da enchente de 1964 que proporcionou o maior desenvolvimento habitacional de Rubim, em direção ao eixo sul da cidade, inicialmente o bairro Ipê

Fotos históricas do festejo de Folias de reis em Rubim, mais conhecido como Boi de Janeiro, organizado pelo grupo folclórico Coquis

Fotos Historicas do Boi de JaneiroFotos Historicas do Boi de JaneiroFotos Historicas do Boi de JaneiroFotos Historicas do Boi de JaneiroFotos Historicas do Boi de JaneiroFotos Historicas do Boi de Janeiro

Personagens históricos de Rubim

Demais Fotografias

Página Relacionada: https://madeinrubim.wordpress.com/historia/


IMPORTANTE

Página em desenvolvimento, caso tenho alguma sugestão ou fotografia antiga, e quiser enriquecer este nosso processo de resgate da historia de Rubim, entre em contato conosco:


Categories: Arte, Cidade, Cultura, História, Informações | Etiquetas: , , , , | 11 comentários

Navegação de artigos

11 thoughts on “História fotografada de Rubim

  1. RAIMUNDO LUIZ VIEIRA DUTRA

    PARABENS, BELO TRABALHO..

    • rosilene

      Belas recordaçoes Kawan… maravilhoso trabalho… Parabens!!!

    • Moacyr da Motta e Silva Ribeiro

      “Primeira Instituição de Ensino”. Esta foto foi tirada em 08/12/1946. Trata-se do Grupo Escolar Cardeal Leme onde eu e o meu irmão Kleber estudamos. Em 1946 era diretora a professora Iracema e nossa professora Virginita Rodrigues Pereira, Inspetor o professor Benedito Raposo e a Examinador o professor Osmarino da Silva Ivo. Em 03/01/1947 eu e meu irmão Kleber viemos para Salvador fazer admissão e ingressamos no Instituto Normal da Bahia. Sou filho de Paulo Britto Ribeiro, hoje falecido, que foi prefeito em Rubim.

  2. Fino, cara.

  3. regiza

    Parabéns garoto pela sua iniciativa, apesar de ser tão jovem vc teve a brilhante idéia de divulgar essa jóia rara que é a nossa cidade de Rubim!!!

  4. Edilson Ribeiro

    Podia entrar muitos outros personagens, tipos o mudin,Dimim,Seu dielson kkkk,e tem mais outros,no momento não me lembro

  5. Ernane ribeiro

    galera adorei o trabalho!
    eu mim emocionei muito ao rever minha terra natal!
    um forte abraço de um filho da cidade rubim…

    • Nani nicó será que é vc mesmo? Vai o abraço do primo Roberio, mande notícias de Tia Tatá, Cida, fernando, Carlos Alberto, não preciso citar todos, mas desejo saber sobre todos. Abraços..

  6. Moacyr da Motta e Silva Ribeiro

    O “MIrante”. Iniciada sua edificação em 1918. Proprietário: Quinto Fernandes Ruas, o Quintão. A construção deveu-se a um imbróglio dele com o coronel Orosimbo, do Salto da Divisa. De uma investida deste, foi assassinado a tiros no mirante, um dos moradores que caiu sobre o alçapão de acesso e, por ser muito gordo dificultou seu regate, só sendo feito quando da decomposição. Ao lado do “Mirante” está uma casa que durante muito tempo foi o consultório de Dentista do meu pai, Paulo Britto Ribeiro, hoje falecido.

  7. Sou bisneto do Sr. Jovino, esposo de Dona Lira neto de Dona Sinflora filho de Dona bernadete, morei em Rubim a convite de minha saudosa madrinha Amintas esposa do meu Tio Idalísio Aranha, isto exatamente em 1960; estudei no Cardeal Leme, guardo para sempre boas lembranças deste lugar, afinal um pouco da minha infancia foi aí. Reconheci o mirante, lembro que meu primo Aroldo Aranha residia de frente dele. que saudade…Mas tudo isto é bom, os tempos passaram e nós ainda estamos por aí, fazendo histórias. Parabéns ao que postou.

  8. maria souza rocha

    eu Maria Souza Rocha. filha de Dona Maria Souza Santiago (Maria do Jorge) nascida em Rubim. ao ver as fotos de minha cidade, me trouxe grandes recordações. estudei no grupo escolar Cardeal Leme, me formei na quarta serie no ano de 1957. Prª: Marilia Saraiva de Almeida, Diretora: Virginita Rodrigues Pereira. Juiz de Paz: Ubirajara Coelho. tenho meu diploma guardado até hj. como recordação. um grande abraço aos meus conterraneos.

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Site no WordPress.com.