Os Quilimérios


Quilimério é um grupo descendente de quilombolas e tribos indígenas. Naturais da cidade de Pedra Azul, que sem estrutura alguma migraram para Rubim, onde residem em lugar íngreme e rochoso dentro da Pedra Parda, tendo a sua frente às Pedras Seios de Rubim. Inicialmente conhecidos como Juca Preto, nome este que fazia referência ao mais velho habitante e também o pioneiro no povoamento da região, mas que com sua morte teve o nome do grupo alterado para Quilimério, que também fazia referencia ao mais velho habitante naquele momento, porem este permaneceu mesmo apos sua morte.

Dentro da Cordilheira Pedra PardaPedras Seios de Rubim

Perceba a altura do local onde vivem os Quilimérios

A alimentação é obtida através do meio mais rustico possível, caçando animais e fazendo pequenos cultivos. A água e utilizada sem nem um tratamento adequado, pois além de ser barrenta, a água utilizada por eles não é fervida ou filtrada e o armazenamento não é feito de forma correta. Uma das principais características deste grupo é a timidez de seus integrantes e o isolamento em que se postam. O povo Quilimério casam se apenas entre si.

OgAAAOja5ReIxMKQNM15HMi0uQvTiuApkGSadisrjdU9bvLLlvHCKWnOOPLKUQZvJAzenebLY-2C_kjn4MDvU-8XcCgAm1T1U

Fotos: Zilma Souza Nascimento. Pesquisa: Rafaela Chiara

Advertisements
Categories: História, made in rubim, quilimérios, vale do jequitinhonha | Etiquetas: , , , , , , , | 7 comentários

Navegação de artigos

7 thoughts on “Os Quilimérios

  1. josé ricardo (jó)

    muito bem por esta matéria,este povo é meu parente.

  2. maria zenaide

    tenho muito orgulho pelo trabalho, a luta, mas gostaria que eles fossem orientados porque não existe casamento entre si

  3. ZILMA

    GOSTARIA DE OBTER MAIS DADOS SOBRE ESSE POVO, FIZ UMA VISITA NA COMUNIDADE DELES COM A PROFESSORA MARIA LÚCIA CARVALHO, ONDE TIRAMOS ESTAS BELAS FOTOS. FIQUEI ENCANTADA COM A SABEDORIA DE D. FLOR-FOTO LOGO ACIMA E COM A SIMPLICIDADE DE COMO ELES VEÊM O MUNDO ATUAL.
    ZILMA

  4. Mauricio freitas

    Kawam, em 2006 fiz o recenceamento agropecuário desta comunidade. Pessoal simples mas muito trabalhadores. Se vc bem conhece a serra onde moram passa por Mindão. Vi eles levarem uma mesa de sinuca em dois jegues atrelados. Algo inusitado.Ate hoje me lembro bem desta cena. Muito bom divulga-los.

  5. Sousa Primo

    Tenho quase certesa que esse povo tem um grau de parentesco comigo, o senhor Juca Preto era primo de primeiro grau da minha bisavo(D. FLORA) e nao tenho certesa mas na comunidade dos LIBORIOS, tem gente la que sabe da historia dos juca preto e posteriormente QUILIMERIOS, se quiserem saber mais , procure os moradores dos LIBORIOS( FAZ MIRANTE). E na oportunidade quero dizer a D. MARIA ZENAIDE que se nao me engano eu a conheco. Se for quem eu estou pensando , envio a senhora um grande abraco.

  6. Silvana Silva Silveira

    Kawan,

    Sou filha de Rubim, tenho orgulho de a minha cidade sair com 17 anos de idade vim morar em São Paulo capital lugar onde mostrei que as pessoas que veem desta cidade são pessoas inteligentes guerreiras . Graças a meus atributos pessoais fiz 2º grau científico, Magistério, curso superior de Pedagogia sou licenciada em Administração Escolar e Supervisão Escolar, hoje trabalho á 11 anos como diretora de Creche além de ter 18 anos que trabalho na mesma Instituição. Tenho muito agradecer a minha família e algumas pessoas que marcam que foram exemplos de vida como a profª Orânizia de Português / Drº Itamar dentista profº de ciência / Profº Juscelino de História e a dedicada e competente Dona Iêda diretora com o seu sorriso transmitiam aos alunos que eles eram capazes de vencer. Parabéns que o DEUS da VIDA os protejam vcs e suas famílias.

    Silvana Silva Silveira

  7. Maria G. lopes de freitas (Iara Freitas )

    Acho que estamos em familia, entrei aqui por curosidade e já encontrei dois primos.
    Kawan, você não imagina o quanto sou grata por você resgatar pessoas, lugares e valores os quais jamais esquecerei. Você é um anjo que Deus me enviou. Sou Iara Freitas, moro em São Paulo e sou da familia dos liboriios e sertanejos, até já morei na Pedra Parda no Mirante e no Rubim.

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: