Peculiaridades de Rubim


artesanato

        O município de Rubim tem uma economia crescente em feiras regionais, produtos típicos, artesanato, gastronomia, entre outros setores.

        Há mais de 20 anos trabalhando na feira regional, o Sr. Sinerino Novais Santos diz que uma das especiarias culinárias da região é o requeijão, que é produzido na fazenda do Sr. Vilmar. O processo de fabricação do requeijão exige muita paciência, dependendo da quantidade de leite utilizada leva 8 dias para ficar ideal para o consumo. A feira existe a mais de 60 anos e tem uma enorme variedade de produtos como: roupas, verduras, frutas, queijos, requeijões, etc.

        Outro setor que caracteriza a cidade é o bordado, muito disseminado pela artesã local Sra. Iolanda Souza Porto, que passa as tardes bordando toalhas em sua casa. É comum você encontrar dona Iolanda atendendo à clientes fazendo encomendas. Tal sucesso se dá pelo fato de, além de bordar e tricotar, Dona Iolanda utilizar de técnicas como o Hardanger. Ela já chegou a bordar uma toalha de 3 metros em menos de 3 meses. Atribui seu talento à sua mãe. Outros tipos de artesanatos valorizados na cidade são os produtos em argila, produzidos principalmente pela Sra. Maria Vanir de Oliveira e seu esposo Sr. Juvenato, que extraem da beira do Rio Das Pedras, que contorna a cidade, a argila para produção dos trabalhos.

         Na rua Guaraná, você encontra a loja do Sr. Mário Roseno da Silva, que confecciona produtos derivados do couro como: calça de lona e montarias. Seu Mário utiliza de ferramentas manuais para a confecção de produtos como facas, velas e agulhas. Uma montaria leva em média 15 dias para ficar pronta, a matéria prima é comprada em vitória da Conquista – BA.

         Além disso, Rubim oferece deliciosos pratos culinários, típicos do nordeste mineiro. A Sra. Mariza Soares, mais conhecida como Leka, é dona de restaurante e utiliza o melhor do produto regional para a criação de seus pratos. Não para sequer um dia da semana e convida você a provar da maravilhosa gastronomia de Rubim.

bordadoartesanato de couro

Fonte: Blog Folias da Cultura

Categories: Arte, Cidade, Cultura, História, Informações, Ponto de cultura em Rubim, rubim vale do jequitinhonha, vale do jequitinhonha | Tags: , , , , , , , , , , | 4 comentários

Navegação de artigos

4 thoughts on “Peculiaridades de Rubim

  1. rachel

    É incrível como um lugar tão pequeno nos apresenta tantas surpresas….
    Como comentei outras vezes, tenho um amigo que esta morando e trabalhando em Almenara e me apresentou Rubim através de algumas fotos que havia me enviado, me apaixonei!!! Como não poderia ser de outra maneira fui á Almenara para visita-lo durante o carnaval e fomos pra Rubim, que ganhou meu coração para sempre. Só penso em voltar.E voltarei!!!!!!!!

  2. Moacyr da Motta e Silva Ribeiro

    Estou revendo Rubim onde vivi toda a minha infância e me surpreendi com uma foto, na qual eu e meu irmão Kleber estamos e estudamos com a Professora Virginita, que não sei se ainda vive. A foto do Mirante me trouxe recordações, inclusive do consultório do meu pai, Paulo Brito Ribeiro, que foi um dos prefeitos de Rubim. O consultório ficava nesta casa ao lado do Mirante, reduto das batalhas entre os Quinzinhos e Ruas e na qual morreu um cidadão que muito depois foi encontrado em decomposição sobre a tampa de acesso para o mirante. Morei muito tempo na fazenda Beleza que à época pertencia ao médico Enjorras Nogoueira e Helenida Torres Nogueira, esta filha do Major Floriano Torres, da Fazenda Os Currais, em Almenara. São recordações que marcaram minha infância e ficam.

    • Vera lucia de almeida moreira

      Não ,Moacir, a dona Virginita já é falecida a mais tempo ,mas é muito bom saber que vocês que já moraram aqui, sintam este carinho por nós que ficamos aqui.Sou filha de Valdívio de Almeida(que tambem já faleceu.) Irmã de Hamilton Saraiva de Almeida.Estamos aqui para recebê-los.Seria bom retornar para ver como a cidade mudou .

    • Fábio Alves Costa

      Prezado Moacyr
      Sou de Salvador Bahia e me chamo Fábio Costa. Sou filho do m´´edico já falecido Josué Costa, irmão do Advogado e Promotor já falecido Gerson Costa, que sua vez era viúvo de Adir Torres Costa, a qual é irmã de Helenida Costa, esta casada com Enjorras Nogueira, em cuja bela casa em Belo Horizonte eu, meus pais e irmãos conhecemos em viagem a Minas Gerais em meados da década de 60. Nessa mesma viagem ficamos hospedados na também bela sede da Fazenda Currais, quando D. Flor, esposa de Floriano Torres ainda era viva.
      Visitamos ainda uma outra bela Fazenda em Rubim, às margens do Jequitinhonha, que acredito ser a Fazenda Beleza de propriedade de Enjorras Nogoueira. Gostaria que me confirmasse se esta realmente é a Fazenda Beleza, pois na época eu ainda menino, me lembro que ficara nas margens do Jequitinhonha, procurando pequenas pedras da cor vinho chamada Granada.
      Sds

      Fábio

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Create a free website or blog at WordPress.com.

