Peculiaridades de Rubim


artesanato

O município de Rubim tem uma economia crescente em feiras regionais, produtos típicos, artesanato, gastronomia, entre outros setores.

Há mais de 20 anos trabalhando na feira regional, o Sr. Sinerino Novais Santos diz que uma das especiarias culinárias da região é o requeijão, que é produzido na fazenda do Sr. Vilmar. O processo de fabricação do requeijão exige muita paciência, dependendo da quantidade de leite utilizada leva 8 dias para ficar ideal para o consumo. A feira existe a mais de 60 anos e tem uma enorme variedade de produtos como: roupas, verduras, frutas, queijos, requeijões, etc.

Outro setor que caracteriza a cidade é o bordado, muito disseminado pela artesã local Sra. Iolanda Souza Porto, que passa as tardes bordando toalhas em sua casa. É comum você encontrar dona Iolanda atendendo à clientes fazendo encomendas. Tal sucesso se dá pelo fato de, além de bordar e tricotar, Dona Iolanda utilizar de técnicas como o Hardanger. Ela já chegou a bordar uma toalha de 3 metros em menos de 3 meses. Atribui seu talento à sua mãe. Outros tipos de artesanatos valorizados na cidade são os produtos em argila, produzidos principalmente pela Sra. Maria Vanir de Oliveira e seu esposo Sr. Juvenato, que extraem da beira do Rio Das Pedras, que contorna a cidade, a argila para produção dos trabalhos.

Na rua Guaraná, você encontra a loja do Sr. Mário Roseno da Silva, que confecciona produtos derivados do couro como: calça de lona e montarias. Seu Mário utiliza de ferramentas manuais para a confecção de produtos como facas, velas e agulhas. Uma montaria leva em média 15 dias para ficar pronta, a matéria prima é comprada em vitória da Conquista – BA.

Além disso, Rubim oferece deliciosos pratos culinários, típicos do nordeste mineiro. A Sra. Mariza Soares, mais conhecida como Leka, é dona de restaurante e utiliza o melhor do produto regional para a criação de seus pratos. Não para sequer um dia da semana e convida você a provar da maravilhosa gastronomia de Rubim.

bordadoartesanato de couro

Fonte: Blog Folias da Cultura

Deixe um comentário

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: