Cidade cuja história é contada pelos próprios moradores (TV Globo)


A rica história de Rubim foi tema de uma reportagem da afiliada da Rede Globo, InterTV, na segunda-feira, 9. O norte de minas teve uma pequena amostra da pequena grande cidade do Vale do Jequitinhonha; amor dos moradores com suas raízes e nossas paisagens que, apesar das imagens panorâmicas terem sidas poucas, várias vezes repetidas, deixando o vídeo pesado e de baixa qualidade, houve CONTEÚDO! Confira o artigo e o vídeo, na integra:

Cidade onde são os próprios moradores quem contam a história da cidade

Alguns abriram mão até de morar na terra natal, para adotar a cidade como lar

Reportagem produzida pela InterTV, afiliada TV Globo, sobre Rubim.

A praça Doutor Rizélio Leite, a igreja matriz Bom Jesus e em uma foto antiga, o local onde era tomadas decisões importantes: bem ao lado de uma pracinha, a casa do mirante: na época um verdadeiro centro politico e econômico de Rubim. A dentista Laura da Cunha não é desse tempo, mas lembra do que já ouviu falar. O imóvel hoje é uma residência. E nem de perto conserva resquícios do passado.

Segundo relatos, a história de Rubim teve início no local. Tropeiros vinham da Bahia e traziam no lombo dos burros: comida, ferramentas agrícolas e muitas outras coisas. Essa cidade do Vale do Jequitinhonha foi uma das rotas do desenvolvimento. Tudo vinha do sertão baiano.
Vila, povoado, distrito. Os anos se passaram. Um decreto estadual fez deste lugar, um município: Rubim, cidade emancipada em 31 de dezembro de 1943.
Comércio, pecuária e o funcionalismo público movem a economia dos quase 10 mil habitantes. Entre esses moradores conhecemos um cearense: o médico Antônio Arrais. Só de medicina tem 50 anos de experiência e até hoje não se aposentou.
E não é só o médico que tem fama na cidade não. Rubim promove todos os anos a Festa da Cavalgada. A programação é realizada em uma fazenda, a 3 quilômetros da cidade. Rubim, 69 anos. Para o comerciante Claodionor Pereira, nascido e criado na cidade, o local não deixa a desejar para nenhum outro lugar.

Fonte: Portal InterTV

Deixe um comentário

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: