Os Quilimérios


Quilimério é um grupo descendente de quilombolas e tribos indígenas. Naturais da cidade de Pedra Azul, que sem estrutura alguma migraram para Rubim, onde residem em lugar íngreme e rochoso dentro da Pedra Parda, tendo a sua frente às Pedras Seios de Rubim. Inicialmente conhecidos como Juca Preto, nome este que fazia referência ao mais velho habitante e também o pioneiro no povoamento da região, mas que com sua morte teve o nome do grupo alterado para Quilimério, que também fazia referencia ao mais velho habitante naquele momento, porem este permaneceu mesmo apos sua morte.

Dentro da Cordilheira Pedra PardaPedras Seios de Rubim

Perceba a altura do local onde vivem os Quilimérios

 

A alimentação é obtida através do meio mais rustico possível, caçando animais e fazendo pequenos cultivos. A água e utilizada sem nem um tratamento adequado, pois além de ser barrenta, a água utilizada por eles não é fervida ou filtrada e o armazenamento não é feito de forma correta. Uma das principais características deste grupo é a timidez de seus integrantes e o isolamento em que se postam. O povo Quilimério casam se apenas entre si.

OgAAAOja5ReIxMKQNM15HMi0uQvTiuApkGSadisrjdU9bvLLlvHCKWnOOPLKUQZvJAzenebLY-2C_kjn4MDvU-8XcCgAm1T1U

Fotos: Zilma Souza Nascimento. Pesquisa: Rafaela Chiara

4 comentários

4 thoughts on “Os Quilimérios

  1. maria zenaide

    esta história é verdadeira. o senhor Juca Preto vei de Pedra Azul, juntamente com pais e irmãos. inclusive ele é irmão da minha falecida bisavó que era esposa do senhor falecido Libório Ferreira Lopes. onde hoje existe uma comunidade no município de Rubim apelidados por “os libórios” são todos parentes, inclusive o meu avô é subrinho do Juca preto. não tenho vergonha de ser parentes deles não, mas existe muitos que tem. inclusive muita gente fala que eles são parentes só da minha mãe. tenho orgulho de ser parente deles não importa a raça, só sei que são nossas raízes, hoje acho que ninguem sabe que eles são parentes dos libórios mas é realidade. obrigado

  2. Romildo Neres

    Quando nos tornar um só´povo,o mundo será´ uma nação feliz.

  3. RUI ELKER FERREIRA LOPES

    Também sou parente, Horminio Lopes filho do Libório irmão de Juca Preto é meu avô, eu não sabia,graça ao depoimento de Maria Zenaide que deve ser minha prima fiquei sabendo. Não tenho vergonha de ser parente deles,inclusive sou trilheiro e sempre passamos por la, que é o melhor morro e mais dificil pra subir. Sempre trataram a gente bem.

  4. adair pereira de souza

    oi meu avo e desse tempo e procuro por parentes o nome dele e luis branco pereira

|| EXPONHA SUA OPINIÃO ||

Site no WordPress.com.